quinta-feira, 20 de junho de 2013

10 Plateau - o bairro imperdível

Quando cheguei a Montreal para iniciar as aulas do curso de inglês, cheguei alguns dias atrasada no Canadá.
Acontece que, como fiz tudo sozinha, achei que tudo estava dando muito certo e então, quando chego no aeroporto, descubro que não podia nem pisar no aeroporto de NYC sem o visto. 
Como já viajei muito por aí, nunca precisei de visto em escalas, mas lógico, não se tratou nunca de aeroportos nos USA. De qualquer maneira, viajei 3 dias depois do previsto, perdi uma graninha por cancelamento e comprei Air Canadá, via Sampa.Ossos do ofício de quem viaja assim, fazendo tudo sem os agentes - que às vezes trapaçam ou tiram a grana da gente só pra gente não se incomodar! Lá fui eu! Senti um certo "climão" por ter chegado tarde na escola. As aulas do nível que me encaixaram, já havia iniciado. Todos na escola já sabiam que eu chegaria tarde - quando cheguei senti que tinha um cronograma programadíssimo para mim. Afinal, meu atraso foi inesperado e muito contra minha vontade.Fiz  o teste de nivelamento correndo pela manhã, sob orientação da responsável pedagógica e com uma professora, que teve que sair da sala para que eu fizesse o teste oral. Todos muito atenciosos e rápidos. Logo estava na sala junto com os demais alunos. Naquela tarde mesmo, fui orientada a buscar o livro na livraria, no bairro PLATEAU. Que surpresa boa sair da estação de metrô e me deparar com uma linda praça (ainda seca pelo frio) e casas grandiosas, graciosas, vitorianas e prédios diferentes do centro comercial. 
Ali, chama-se também Quartier Latin, antigo, charmoso, atravessado pela agitada rua St Denis. Mas acima da Rue Sherbrooke, o bairro é LE PLATEAU MONT-ROYAL.
Avenue Laval, no coração do Le Plateau Mont-Royal 
Por ali, caminhei muito diversas vezes.  

Na primeira vez, fui comprar o livro na livraria. O livro usado pelo Escola do YMCA é bastante bom, com cd para poder-se estudar em casa, caso seja necessário. Ali, voltei diversas vezes. O rapaz que atende, com sotaque forte francês, muito comunicativo e simpático. 
Calçada da Livraria - Rue St Denis
Na segunda, fiz questão de percorrer melhor as ruas e fotografar bastante. 
Rue St Denis
Av Laval
Na terceira, fui ver um quarto por lá que estariam alugando, mas por algum erro meu ou da moça, nunca achei o lugar. Mas entrei num B&B e uma senhora muito francesa, me atendeu! Estava limpando ou arrumando algo. Entrei, olhei bem, perguntei preços e ela mesma me disse - "arrende um quarto que sai mais barato!" Comentei que estava lá justamente por isso, mas por falta do telefone da moça, nunca achei o endereço.

Av Laval com suas casa vitorianas lindas. Mas muitas delas muito mal conservadas. As escadas de madeiras e os assoalhos de madeira rangem como casas muito mal assombradas.
B&B típico do Plateau
Mais uma da Av Laval
Na última, fui num dos encontros que a escola faz toda sexta, no restaurante Le Saint Sulpice - surpreendentemente "IN"
- cervejinha rolando, 
- comidas diferentes, 
- garçonetes simpáticas e muita "gurisada" bonita. 

Montreal é estudantil e o Plateau fica perto de algumas das universidades (UQAM - Universidade de Quebec em Montreal), concentra a maior quantidade de bares e restaurantes "transadíssimos", festas (no Quartier Latin), o bairro Gay ao lado, a estação Berri-UQAM (única estação que une as 3 das 4 linhas),  
Pátio do bar Le Saint Suplice
Achei engraçado que quando chega o verão, todos saem às ruas, aos bares e adoram fica no sol. Diferente do hábito de "lagartear" (ficar no sol no outono ou primavera tomando chimarrão ou comendo "vergamota"), o sol do verão -que chega de repente - é muito forte! As moças sobem as saias, os rapazes tiram as camisas - liberam a geral!!!
Subindo a St Denis, chega-se a Praça St Louis e a parte mais antiga e mais silenciosa do bairro. Também comercial, é um bom tour em diversas estações. 
Na St Denis, os restaurantes ocupam as calçadas, em tablados que ocupam até a rua, mas que dão um ar afrancesado. No inverno, eles desmancham os tablados. O inverno e o verão fazem da cidade duas realidades.
Tentando pagar o estacionamento
Encontros

Murais, nem tão artísticos mas que fazem a cidade ficar mais linda.
Como toda a cidade, as diversas culturas invadem a culinária e os hábitos. No aniversário da nossa colega do residencial de estudantes, fomos num restaurante cheio de árabes e muçulmanos só para fumar o "narguilê"!
As casas são antigas e muitas conservadas por fora. Porém, por dentro, muitas deixam a desejar - bagunçadas, velhas e até sujas. 

Ainda vou entender porque o pessoal gostam tanto de escadas. Se fosse pela neve, fico pensando como ficam os "basements" - a parte inferior!!! Tudo fica completamente tomado de neve!
Escola de Design e Pintura 
Diferente das árvores seca de abril, as de junho mudam a cor da cidade - as folhas começam a brotar e tudo começa a ficar verde, a luminosidade do sol dá outro tom em tudo. 
Instituto de turismo e hotelaria do Quebec - Av St Denis 
Uma figura rara olhando o cardápio do restaurante
E aí, vamos tomar um solzinho!!! (de preto, não, né???)
A bandeira do Quebec por tudo!!!!
E os esquilinhos na praça St Louis
Ao redor da Praça St Louis ficam as casas mais lindas e que abusam das fachadas, com cores diferentes!


Voltei várias vezes ao Plateau e consegui tirar duas fotos em momentos diferentes - esta foi em junho - a praça já em reforma - grama nova, bancos novos, pintura toda nova. As moças que estavam cuidando da praça me deram autorização para entrar e tirar fotos - estava toda cercada - e logo foram falando em espanhol comigo. Por que será?
A Praça meio tristinha mas com cara de final de inverno canadense
Detalhe ao redor da paraç St Louis
Um mendigo, um homem de rua...sei lá!
Ali perto, existia uma rua mais charmosa ainda - Rue Prince Arthur - um pequeno calçadão com pessoas caminhando, andando de bicicleta, conversando...e artistas. 
O japonês violinista depois de uns minutos me expulsou dali - mais um mico de fotógrafa! Ele ficou extremamente incomodado comigo. "As pessoas estão fugindo de mim por causa sua!"
Me aproximei porque ele (como a maioria) falava francês. Cara invocado!








Rue Prince Arthur - um sorvete maravilhoso para descansar da caminhada longa pelo Plateau!

O Plateau fica perto do centro e muitas pessoas vão até lá caminhando e de bicicleta. O bairro é considerado um dos melhores para se viver! 
De qualquer forma, as casas vitorianas estão por toda a cidade e são a característica de Montreal.
Não deixe de ir ao Plateau e visitar os restaurantes, as praças, os prédios e comer o melhor doce da cidade no Juliette et Chocolat!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário