sábado, 4 de janeiro de 2014

2. Série Colômbia - Monserrate, o santuário de tirar o fôlego

"Al levantar la mirada desde cualquier punto de la ciudad, es imposible no toparse con aquel cerro que desde sus 3.152 metros a nivel del mar, vigila a Bogotá".
http://www.cerromonserrate.com/

O Santuário de Monserrate é realmente referência para todos. Símbolo de Bogotá, ve-se o Santuário desde a Plaza Bolivar. Fundado em 1640, o santuário é local de peregrinação, quando devotos sobem o morro de mais de 600m a pé.
Lá, existia a Capela a Virgem Morena de Monserrate - santuário em Barcelona - e Don Juan de Borja, Presidente do Novo Reino, autorizou sua construção que se chama hoje Santuário do Senhor Caido.

Mas como turista, subi de teleférico. Extremamente íngreme, este meio de transporte se parece com o bondinho do Pão de Açúcar, onde cabem diversas pessoas de pé, avistando Bogotá desde o alto. O trem naquele dia não estava funcionando.
Para mim, visitar Monserrate era questão de honra - local obrigatório, onde meus irmãos haviam estado e diziam que era impossivel deixar de ir.
Num belo dia, sai de taxi e cheguei lá. Sozinha, os passeios costumam ser mais rápidos, mas não deixei de tirar algumas boas fotos.


Bogota desde o Morro de Monserrate
Iniciando a subida, pega-se o teleférico entrando neste prédio onde vendem-se as passagens e lembranças.

Santuário


Nosso amiguinho do teleférico


Anexo ao Santuário - muitas lembranças, artesanato para levar.
Via crucis



Esculturas do Via Crucis são de uma perfeição admirável

Ao me despedir do Santuário, descendo
Ao caminhar a 3.150m de altitude, o ar falta, precisa-se caminhar devagar, respirar bastante, para compensar a falta de oxigênio. Não é minha primeira vez, mas agora estou acostumada a morar olhando o mar e qualquer 5m me prejudicam. Além dessa falta de ar, enquanto estava lá, a missa iniciava e as músicas são ouvidas em todos os lados, dando um clima de muita espiritualidade - e me faltou mais o ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário