segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

4, Série Colômbia - Zipaquirá e a Catedral do Sal

Aproveitando nossos dias em Bogotá, fomos visitar Zipaquirá, cidade onde está a CATEDRAL DO SAL -  A Primeira Maravilha da Colômbia.

Esse dia, foi daqueles que a gente deixa de ser um pouco turista e pega um ônibus normal, com gente dali, é super bem atendido e chega a qualquer lugar com ajuda de todos.
Nesse dia, me senti quase uma atração dentro do ônibus, aqueles típicos, com pessoas simples, coisas dependuradas, gente subindo e descendo e o cobrador conversando com todo mundo. Mas como faz bem
Zipaquirá e Chia ficam pertinho de Bogotá
Descemos do ônibus, conforme indicação do cobrador, depois de menos de uma hora.
Ele nos indicou o caminho, mas deveríamos ainda subir bastante - ir por uma avenida, atravessar o centro e subir o morro até a entrada.
Foi então que entramos numa confeitaria - pedi para trocar o dinheiro e pedimos indicações. Apesar de ter-nos indicado ir a pé, preferimos ir de taxi e depois descer caminhando, se isso fosse possível.
O dia seria cansativo.

Entrada da Mina - bilheteria
Zipaquirá parece um povoado, com casas antigas e tudo pode-se ver caminhando também.
Mas soubemos que eram 
Geralmente, chamam-na de Zipa, o cacique mais importante da tribo MUISCA.
Ela tem diversos nomes, incluindo Cidade do Sal, de onde ainda sai grande percentual de sal consumido na Colombia. Ali também se hospedou Bolivar no início dos anos 1800.
Ao entrar na mina, escolhem-se os diversos passeios oferecidos pelos guias.
Nós escolhemos  deles:
1. Passeio pela mina - pode-se até fazer sozinho, equivale a uma descida de metros.
Entrada da mina e os grupos ao redor do guia
2. Caminho do mineiro - o guia nos conduz a uma estreita fenda nas pedras, em meio a escuridão absoluta e logo saimos num caminho alternativo. Todos de capacetes com luz. Temos explicação mais geológica da mina, sobre a vida dos mineiros, até chegarmos ao final do túnel, onde há oportunidade de escavar com picaretas e ver a simulação de uma explosão de rochas.
3. Descida com o bonde até o centro de Zipa e passeio turistico pelos pontos principais da cidade colonial - no próximo post.
As minas já tinham tradição de santuário religioso dos mineiros antes da construção da Catedral em 1950/4, a qual foi dedicada a Nossa Senhora do Rosário, que na religiosidade católica é a Padroeira dos Mineiros.
Esta Catedral, é o novo projeto feito por um arquiteto. Iniciou-se em 1991 e terminada em 1995, 60m abaixo do nível da antiga Catedral, que por motivos de segurança, foi fechada.
Quando o guia nos recebe, avisa: - desliguem seus celulares e máquinas fotográfica eletrônicas pois com o magnetismo, elas perdem a carga das baterias. Deixem para tirar fotos ao final, quando subirem.
A entrada vai convidando o visitante a um efeito de luzes já desde o início. O que não se espera, é que essa iluminação colorida acompanhe até o final, provocando efeitos de profundidade e simbolismo às imagens e estações da Via Crucis.
O projeto é de um arquiteto. A Primeira Catedral foi construído exclusivamente pelos mineiros em 1950 até quando foi fechada.

Nas primeiras fotos, vemos os primeiros níveis da mina e desde o alto vê-se o terceiro piso, com a cruz na Catedral principal e seus 5 metros de altura.
Ali rezam-se missas e especialmente celebram-se casamentos. 
Cada uma das naves tem esculturas formosamente talhadas por mineiros e escultores. Também estão o Anjo Guardião, talhado em 1950, pelo escultor italiano Ludovico Consorte e a enorme cruz do átrio central.
Átrio Central - Atrás da cruz, uma cachoeira de sal, natural. As esculturas todas feitas em pedra de sal.
Uma das capelas secundárias.
Nosso guia na pia batismal - 
como é de sal, poucos batismos se podem fazer.
Outra capela
Catedral do Sal, uma das capelas internas construídas pelos mineiros, após a antiga mina ter sido desativada
Hóstia de pedra de sal
Guia e nossa turma - grupos grandes que entram e saem o dia todo
Homenagem ao Mineiro, em ferro


Um dos túneis da mina que dá acesso ao banheiro
Mineiros param para tirar fotos e esculpem decoração na parede. Ao fundo, o acesso a cafeteria e lojas.
Lojas no último andar - impossível não levar algo
Piscina. Ao fundo, a cafeteria e a loja
Piscina???? Que piscina???? Sim, isto é uma piscina subterrânea e não uma caverna, um buraco imenso.
Porém, não é uma piscina profunda e sim uma simples lâmina de água de  10cm de profundidade. Profundidade? 
É só assoprar para acreditar: a água se mexe lentamente  e forma ondinhas muito delicadas.


Iniciando o caminho do Mineiro - um caminho rústico, escuro e que nos dá a nítida impressão de estarmos iniciando a cavar, como eles faziam.
Estações da Via Crucis


Todas as estações são feitas em grandes espaços utilizando sempre a pedra da mina. Os simbolismos são diversos e criativos.
A Mina de Sal e a Catedral são artes maravilhosas fruto da história desenhadas pelos indígenas e seguidas por mineiros e, hoje, por artistas.
É muito dificil sair dali sem estar impressionada com tudo que se viu.
Em um vídeo em 3D sabe-se muito mais. O que se conhece neste passeio, nada mais é do que uma parte pequena da mina toda de onde se retira sal até hoje. Ela possui caminhos ára a circulação de ar, para transito de caminhões e chega a 1000km de extensão.

Por isso ela é a Primeira Maravilha da Colombia... e deveria ser do Mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário