quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

6. Série Colômbia - O maior orquidário da América Latina

Jardim Botânico Joaquín Antonio Uribe

http://www.botanicomedellin.org/bienvenida.html?tmpl=component

Este lugar é passeio obrigatório em medellin.
Fundado em 1972, o Jardim foi dedicado a memória do naturalista de Antioquia: Joaquín Antonio Uribe, quem fomentou parte de uma corrente conhecida como A Escola de Sonsón.

Localizado nas proximidades da Universidade de Antioquia, bem como do Planetário Municipal e do Parque Norte, trata-se de um refúgio ecológico além de centro de pesquisas e albergue de espécies de fauna e flora colombianas. Lá, encontramos o Orquideorama, lugar conhecido internacionalmente, especialmente por botânicos, arquitetos e admiradores de orquídeas - flor nacional da Colômbia.


Nosso passeio pelo Jardim foi rápido e não conseguimos ver tudo - iniciamos pela loja de lembranças, com produtos feitos de pétalas, papéis reciclados, madeiras, sejam agendas, canetas, chaveiros...até guarda chuvas com o logo do Jardim.
Como boas compradoras, levei uma agenda com a capa decoradas de pétalas de flores pequenas de diversas cores. Uma arte delicada. Mas perdemos tempo ali, entusiasmadas com a arte e a criatividade.
Logo vimos a exposição de flores e compramos o passeio de trenzinho pelo parque. Já estávamos bem cansadas.
Aliás, caminhávamos mais de 5 horas por dia, ou até mais, parando ou não. Era maravilhoso e quase frustrante por não poder ver tudo. Isso convida ao retorno.


Ao entramos no Jardim também passamos por uma exposição de fotos de escritores, muitos deles colombianos e "paisas" - nascidos em Medellin.

O Jardim conta com biblioteca, parque, jardim tropical, orquideorama, edificio científico, um auditório, local para picnic, um lago com diversos animais, café e bar, loja...o que precisar.
O Jardim Botânico é também a sede oficial do Clube de Jardinaria e da Sociedade Colombiana de Orquideologia (Asojardín).


Flores do Jardim Botânico







Edifício científico
Passeio pelo Jardim Botânico


Lago e animais nos bosques do Jardim
Loja do Jardim Botânico com diversas lembranças ecológicas
Sugestão - http://www.youtube.com/watch?v=LUq_PR44dbI

Não deixem de ir ao Jardim Botânico. No meio de uma cidade enorme como Medellin, com mais de 5 milhões de habitantes, a natureza jamais é esquecida e desrespeitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário