sexta-feira, 24 de maio de 2013

2 Série Canadá - Saindo do Rio; chegando em Montreal - 01abr2013

Pessoal, amigos daqui e de lá, "vamos, então, dar início aos trabalhos!".

Vou iniciar pelo Canadá , como já comentei. Mas muitas otos mais poderei divulgar depois..

MINHA DECISÃO

Decidi vir a Montreal por recomendação. Jamais esperei e nem vislumbrei vir para cá. Mas aqui estou. E muito adaptada! Estou surpresa com tudo e sobre o tão pouco que sabemos sobre o "real" Canadá.
Este país que pouco se sabe mas que muitos querem vir, conhecer, trabalhar.
E como era de se esperar, soube que vários amigos e conhecidos já moraram aqui e outros que ainda moram, aqui ou perto daqui: Montreal, a cidade que escolhi.

Quando decidi me matricular no YMCA de Montreal, me senti muito mais confiante. A Irlanda e a Inglaterra estavam na minha lista. Adoro a Europa e tudo que conheço de lá, mas para morar, confesso que seria mais difícil, muito devido a estes tempos de crises mundiais - preços exorbitantes, dificuldades pessoais, desempregos e a tensão natural de todos por lá, política e social.
Nada sabemos sobre o Canadá. Será que tem problemas também ou superou a crise como o Brasil? Tão pouco sabemos, não é mesmo?
Mas nada melhor do que morar aqui, pelo menos por um tempo, conhecendo o Canadá por dentro.
Aeroporto de Toronto 
- embarque para Montreal

Meu blog não vai falar de história e muito menos de turismo. Não vou recomendar restaurantes, mas sim vu comentar tudo o que conheço e registrar tudo através de fotos. Não sou uma profissional, mas tenho uma boa câmera e hoje é minha diversão, distração e alegria. Usarei também minha outra máquina e meu celular para registrar.
Apenas, e de forma muito particular, descreverei o que vejo "pela minha vidraça" e pela minha lente dando uma conotação pessoal sobre tudo.
Alguns amigos me fazem perguntas; outros pedem informações. Vou aproveitar e usar este canal de comunicação para responder. Também uso o FB mas com bem menos informações.

"Bora", então?!

A SAIDA QUE NÃO "SAIU"!

Vou ser resumida (difícil para mim!!!).
Ao sair do Rio, cometi uma gafe muito grande - comprei passagem Rio-Montreal com escala em New York.
No aeroporto, ao apresentar meu passaporte, a moça da American Airlines, responsável pela segurança da companhia aérea americana me disse - "hoje, e sem visto americano, a senhora não viaja!"
Tentei trocar tudo no balcão com um atendente, tentei fazer uma tremenda "troca" - de dia, de horário, de cidade, de companhia...tentaria pegar no mesmo dia só que em São Paulo. Sem sucesso. Decidi chegar em "casa", com internet e resolver meu imprevisto problema.
No Galeão a internet não é liberada. Se precisar de internet, "esqueça"!!!!
Era noite quando chegamos 
mas tudo começava a funcionar.
Com toda a calma, troquei tudo, refiz tudo, arrumei e desarrumei, transferi, perdi uma certa grana, mas consegui - Rio-SP-Toronto-Montreal, dois dias depois - pelos mesmos 1200 dólares pela Air Canadá. Pelo medo de perder o avião em "Sampa", sai com muitas horas de antecedência do Rio. Muito desgtnte! Mas eu estava preparada! Vai saber! Os aviões hoje em dia, não tem hora nem dia; os aeroportos fecham e abrem; era feriado prolongado - Domingo de Páscoa - tudo ainda poderia acontecer. Também perderia dois dias de aula na escola, mas "paciência". E se me barrassem na escola? Tive a certeza de que não fariam isso comigo e com ninguém, pois havia avisado a todos do meu "descuidado" atraso.
Mas falando em escola - me matriculei no YMCA, o único centro do YMCA que tem Escola Internacional de Línguas, no Canadá. Tudo recomendado, muito bem recomendado. E é um dos mais em conta que achei. Não sou boba de cair em furada.

CANADÁ

Finalmente, cheguei!

Sabe quando a gente faz essas viagens internacionais e chega de madrugada nos aeroportos. Tive experiências anteriores. Todo o aeroporto para nós: os funcionários, os carrinhos, os táxis, tudo pra nós! Os restaurantes, os cafés, tudo abrindo cedinho. Mas às vezes, tudo ainda pode estar fechado. Aqueles corredores gigantes, acarpetados, limpinhos, cheirosos...banheiros ainda sem terem sido usados...Dá uma sensação boa! Ali, percebi a limpeza, o jeito, o idioma, o sotaque, a paciência e o tamanho do frio! Falo de paciência porque mais uma vez tive problemas inesperados - como tinha alterado tudo, não estava com minha passagem de retorno ao Brasil impressa. O rapaz da imigração perguntou - "onde está sua passagem de retorno? Se não me mostrar, como saberei?" Bah! Disse que só no celular e se tivesse wi-fi - ele confirmou, mas teve que me ajudar a conectar, esperar que meu telefone abrisse (ainda bem que tinha bateria suficiente) e depois de alguns minutinhos em silêncio (até achar o e-mail que o "booking" teria me mandado, confirmando), mostrei. Ufa! Deu certo! Agradeci, pedi mil desculpas e ele disse - "it's ok!" Então, entramos no Canadá.
Era um dia lindo, íamos pegar um avião logo para Toronto. Ufa! Até ali tudo certinho!



MAS CANADÁ? A GENTE SABE TÃO POUCO (ou quase nada) SOBRE O CANADÁ!

Vou fazer um resumo do resumo.
- é segundo maior país do mundo em território com 2 idiomas oficiais - inglês e francês;
- a origem do nome talvez seja de origem iroquesa kanata, que significa aldeia ou povoado;
-  os primeiro exploradores chegaram entre 1497 e 1535;
- dizem (wikipédia) que os vikings chegaram aqui pelo ano 1.000 DC.
- a Rainha da Inglaterra ainda é Rainha do Canadá - ela é a Chefe de Estado
- os franceses dominaram anos a parte leste e os ingleses, a parte oeste, alterando-se até que a Francês "cedeu" as terras "francesas" definitivamente aos ingleses, após a Guerra dos 7 anos - 1763 - e 100 anos depois o país foi formado no país que é hoje.. Apenas em 1982, pelo Canadá Act, o país deixou de depender do Parlamento Britânico.
- Dia 01 de julho se comemora a Independência do Canadá, quando adotou o nome atual - O CANADA DAY;
- Hoje, o Canadá é uma federação composta por 10 províncias e 3 territórios, uma democracia parlamentar e uma monarquia constitucional, ou seja, Rainha e o Primeiro-Ministro, são o "poder", um representativo e o outro, de fato 
- A capital é Ottawa, na província de Quebec;
- As 3 maiores cidades - Toronto, em Ontário com 2.615.000 habitantes; Montreal em Quebec, com 1.650.000 habitantes; e Calgary em Alberta com 1.096.000 habitantes...todas as demais cidades possuem menos de 1 milhão de habitantes.
- População total conforme o censo canadense de 2011 registrou-se uma população de 33 milhões de habitantes, um aumento de 5,9% em relação a 2006 e o maior dentre os países do G8. Mas um dos professores nos disse que a população do Canadá já está em 42 milhões. O crescimento deve-se a chegada dos imigrantes. Ainda assim, o país sofre com a baixa população. 

Essa população é quase a mesma do que a Argentina e a Colômbia. Três cidades do Canadá possuem mais do que 1 milhão. Na Colômbia, apenas para comparar, a soma da população de Bogotá e Medellin chega a 12 milhões. Na Argentina, Buenos Aires tem cerca de 12 milhões. O Brasil, menor que o Canadá, tem cerca 190 milhões de habitantes.

Hoje, o Canadá é o pais com maior taxa de imigração per capita do mundo. Recebe e precisa de trabalhadores preparados, mas com o tempo, precisará de mão de obra mais primária. A região norte, extremante gelada, é quase inabitável.
- 90% da população canadense mora a 150km da fronteira com os Estados Unidos. Ali, o clima é mais ameno, se comparado a qualquer lugar mais ao norte. 
- A região leste é de temperaturas extremas atingindo -40ºC na cidade de Quebec, 300 km ao norte de Montreal, que tem temperaturas no inverno de -30ºC. Porém, no verão, mesmo curto, as temperaturas chegam a 30ºC.
- No oeste, perto de Vancouver, o inverno e o verão não são tão duros. Lógico que qualquer região mais ao norte, sim. 
- Religião - 77% cristãos, e destes, 43% católicos (herança francesa). A segunda maior igreja é a Protestantes Unidos do Canadá. 
- Como a região leste foi a primeira a ser "conquistada" é a que tem mais cidades e a presença forte dos franceses, ingleses e escoceses. 
- a presença de chineses é fortíssima pois eles participaram da construção das ferrovias no país.
- 6% da população não tem como língua materna nem o inglês nem o francês. Montreal é a cidade mais miscigenada do país. Só no bairro onde moro agora (Notre-Dame de Grace), tem gente do Vietnã, Paquistão, Sri Lanka, Bangladesh, judeus ortodoxos, latino-americanos, indianos, norte-africanos, árabes...nem sei mais de quantos outros lugares. Todos em harmonia, pelo menos aparente. 
A Nova França

E O QUEBEC?

Ah, o Quebec!!! Bem, esta é uma província a parte!

Província francesa, de fato. Se a gente olhar na web, podemos ver que a "Nova França" compreendia os estados do Quebec (especialmente toda a região perto do Rio São Lourenço) até Louisiana, pelo Rio Mississipi até o Golfo do México. O pessoal daqui conta que depois do insucesso dos ingleses em conquistar a Escócia, entenderam que era melhor deixar a "Nova França" com seus próprios costumes, respeitando especialmente o idioma. Mas infelizmente, esses francófonos se mantiveram a margem, ao redor das igrejas, das praças, em bairros formando algumas vilas. Para manter a cultura, se "agarraram" a tudo o que lhes pertencia. 

Rio São Lourenço, extenso, largo, 
importante na imigração e, hoje, estratégico.
Hoje no Quebec, para estudar em qualquer escola pública, os alunos precisam saber francês, porque tudo é em francês. O presidente franco-canadense foi um dos responsáveis que o idioma oficial do país também fosse o francês. Hoje, se alguém quiser imigrar para a província do Quebec, é melhor iniciar a aprender francês, porque a entrevista de "aceitação" será em francês. Se quiserem estudar em universidades do Estado, nada de inglês - tudo em francês. Se alguém quiser trabalhar, (opa!) pode até saber francês, mas vai ter que saber inglês. Não por causa das exigências locais, mas porque o mercado hoje exige. Muitos imigrantes hoje sabem, além do seu próprio idioma, o francês (por obrigatoriedade) e o inglês (por oportunidade).  
Uma colega francesa nos contou que a empresa em que ela trabalhava na França, tinha vídeo conferências com diversos países, incluindo o Canadá, na cidade de Montreal. Segundo ela, quem não sabia falar inglês, não eram os franceses, e sim os quebequenses. Precisavam tradutores!
Eu fui a algumas lojas, todos falavam francês e inglês. A gente consegue identificar os que são locais por terem um sotaque afrancesado ao falar inglês.
Noutra ocasião, me topei com uma senhora numa loja, indignada que eu (ela não sabia quem) havia deixado a mochila no chão enquanto experimentava uma jaqueta. Falei que só entenderia se fosse em inglês. Ofereci o espanhol e o português. Mas ela indignada me disse --- Estamos no Quebec!
Kent Avenue no 
bairro de Notre-Dame de Grace, Montreal
Entendi perfeitamente seu francês só pelo resmungo, mas pedi desculpas...em inglês! Deveria ter dito em francês.
Ou seja, hoje, com a vontade de evitar a "invasão", alguns eles nos rejeitam e desdenham numa atitude reversa a que eles ou seus antecedentes viveram aqui...isso não me parece bom nem divertido. Não era uma "velha chata" mas uma pessoa que ainda não aceita mudanças e que se fechou para os demais, em sua própria defesa (aparente defesa), mas parece que agora é a vez deles de "reprimirem" os outros. Ao mesmo tempo são rejeitados mais uma vez e continuam "des-globalizados".
E como é difícil mudar,aceitar e se readaptar! A nova geração e os que vivem na cidade, no centro, diferente do que moram no "subúrbio", na zona rural, são definitivamente bilíngues. Percebe-se nitidamente, uma certa divisão (francófonos e anglófonos), um conservadorismo dos mais velhos, um sentimento de rejeição e de abandono, uma certa teimosia e orgulho, que aos poucos é quebrada por força da necessidade. Ao mesmo tempo, o Quebec se refere a ele mesmo quase como a um outro país

Rue Lemieux com Van Horne Av, 
num dia de neve fraca
E EU?

Eu cheguei bem. 
Depois de tantas horas de viagem (Rio de janeiro, São Paulo, Toronto e Montreal), um total de 24 horas completas, cheguei sã e salva.
Identifiquei a área em que ia morar nos próximos dias - bairro Notre-Dame de Grace. Nome chique demais mas tudo me pareceu estranho, um tanto sujo, coisas jogadas pelos pátios (algumas cadeiras e brinquedos de crianças), os pátios abertos, árvores secas, parecendo árido. O ar seco demais. Mais tarde me disseram que ia ficar melhor na primavera (mas hoje percebo que ficou melhor por causa da vegetação, mas as cadeiras e brinquedos continuam jogados outros escondidos pela vegetação). 
Kent Student Residence, 
Rue Kent com Lemieux
O taxista libanês, com primos em São Paulo (lógico), me ajudou a localizar tudo. Não me parecia um bairro nobre, nem pobre, nem perto do centro. Tudo muito tranquilo, escolas, poucos carros. Quando cheguei em casa, ninguém me esperava. Até entendi, porque me esperavam dois dias antes. Como não cheguei, o problema era meu. Mas, na porta do quarto, uma folha dizia - Bem-vinda Ana Teresa! Achei ótimo!



Estacionamento do supermercado 
na esquina de casa - IGA - neve fraca.
E logo chegavam meus novos "homemades". Tinha que me adaptar "sim ou sim" a tudo e a todos! E assim foi!
Acabei dormindo e acordei no dia seguinte para minha aula.
Descendo a estação de metrô Plamondon, 
na linha laranja - descida forte
Depois de arrumar tudo, fui até a estação de metrô comprar meu cartão OPUS mensal - CAD$ 77,00. É um passe livre para as 4 linhas do metrô e qualquer ônibus da cidade de Montreal. Uma belezura - coisa de país inteligente! O cartão paga-se também - CAD$ 12,00 pelo cartão. Aliás, aqui tudo se paga. Mas tendo certeza de que  serviço será de boa qualidade. Mas atenção - nem todos! 

No dia seguinte, -- BOM DIA, MONTREAL!

Boulevard Maisonneuve esquina Peel,
saindo da estação de metro Peel.









4 comentários:

  1. Alo Ana,
    Muito legal o teu blog!!! As fotos sao lindas!!
    O desefio agora sera:
    escrevê-lo em inglês!:-)!
    Cecilia

    ResponderExcluir
  2. Cecilia, muito obrigada! Que bom que gostou!
    kkk...Escrever em inglês? Nossa professora estava comentando que seria melhor não. Mas também, perguntar para professora...Nunca estaria bem escrito na verdade. Mas o google pode ajudar...kkk...bjão

    ResponderExcluir
  3. Anita, amei o seu blog!
    Tá lindo, com muitas informações e de um bom gosto incrível...
    Aproveite bastante!
    Grande abraço,
    Saudade de vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rita! É tão bom escrever, sabes como gosto! Aproveita então e se quiseres fazer qualquer pergunta...tô aqui! bj

      Excluir