quarta-feira, 2 de abril de 2014

16 Algo me diz que ainda vou me mudar! Curiosidades

Quebec tem uma das maiores taxas de impostos do Canadá. 
Tudo parece ser taxado a maior. E é mesmo. Mas não é a cidade mais cara de se viver.

Mesmo assim, a gente aprende a descobrir o jeitinho canadense. 


Em Montreal, existem diversos imóveis para alugar. A quantidade é tão grande que sobram; a gente pode até escolher o que quer.
Porém, existem também detalhes que devem ser levados em conta - bairros, ruas, que podem significar ter que caminhar bastante, pegar dois ônibus, pegar um ônibus e o metro, duas linhas de metrô...Nada disso é problema! 

Porém, outro detalhe - se estiver lá no inverno, SIM isso não é um mero detalhe. Os canadenses ou residentes sobrevivem. Mas os brasileiros menos avisados, nem sempre.











No que diz respeito às estações, no verão (jun, jul e ago), a cidade começa a receber pessoas de muitas partes do mundo - é verão em Montreal - época de festivais internacionais nas ruas e parques. Mas ao mesmo tempo, uma quantidade enorme de estudantes saem - voltam para suas casas ou vão passear por outros lados - deixam seus apartamentos e quartos para alugar. As universidades também disponibilizam as residências, os quartos para 2, 4 ou mais pessoas. Alguns até caros o bastante para não serem escolhidos.
O engraçado são as famílias que deixam suas casas e, com tudo dentro, também alugam, colocando tudo na internet em sites abertos a quem quiser ver.
Por isso cuidado. Tem de tudo! Não pague nada...absolutamente nada sem realmente ter certeza.
Sugestão - vá com 1 mês apenas de aluguel pago e d
epois vá e olhe. 

Cada lugar é um lugar, desde casas vitorianas lindas mas com escadas e assoalhos que estalam e rangem a toda hora do dia e da noite, mas charmosíssimas e existem outros prédios novos.

Eu morei em 3 lugares - um completamente diferente do outro.


O primeiro, em um bairro de imigrantes asiáticos e judeus, numa residência - duas linhas do metro; o segundo, num bairro estudantil e de imigrantes judeus, africanos - um ônibus e umas poucas quadras caminhando (ou metro), um apartamento com dois franceses bem jovens; o terceiro, em Brossard, ao sul da ilha, atravessando o Rio São Lourenço todas as manhãs maravilhosas em Montreal, um ônibus e uma caminhada pelo centro nervoso e pelas galerias subterrâneas, na casa de minha amiga de infância, bairro de canadenses e imigrantes bem mais dispersos, o chamado subúrbio - calmo, ruas largas, casas com jardins na frente e poucos prédios e muitos parques e o maior shopping aberto do Canadá...ah, e feiras de frutas, verduras e comidas locais de babar. Todos os bairros com seu valor! 



Mas voltando a frase inicial, participe de grupos pelo facebook e não se assuste se oferecerem cama de casal por 100CAD, cadeiras por 10 ou 20CAD, camas de solteiro por 50CAD. Acabou seu período de aluguel de 1 ano e vc tinha móveis dentro e vai embora? deixe na calçada, se não, vai tudo pro lixo. Então, é melhor vender a preços ridículos. 
Bom pra quem chega - não compre nada novo...espere e compre desses estudantes e até dos brasucas que vão e voltam ao Canadá.

Um belo jeitinho canadense - um movimento quase invisível de gente chegando e saindo, móveis novos a preços de barganha e conforme as estações, suas cores e sabores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário