sábado, 8 de junho de 2013

5 Basílica de Notre-Dame de Montreal, imperdível

Quando cheguei em Montreal, senti falta das minhas canecas!
Tenho várias, de todos os lugares, distribuídas hoje entre as cidades onde tenho "pouso" (como diria o gaúcho)!


Então, comprei a primeira!
Para que uma caneca tivesse a foto de uma igreja (que eu ainda não conhecia), acreditei que deveria conhecê-la, como um ponto turístico importante da cidade de Montreal. Eu sabia que quando a vise, iria identificá-la por causa das dua torres quadradas, bem diferente das demais igrejas do centro, que são mais góticas por fora e por dentro.
Foi então que decidi ir a Cidade Velha! 
Sem estar muito bem localizada e sem saber bem onde era e nem o caminho direito, fui desbravando as ruas geladas daquele final de semana.Desembarquei no metro Praça Vitoria - gelada é "apelido"! Mas prossegui pela rua paralela  a Notre-Dame (Rue Saint Jacques) até descobrir esta igreja maravilhosa.
Place Victoria
Basílica de Notre-Dame - minha primeira visão
Na frente da Basílica, as carruagens saem para dar volta completa pela cidade velha - mas CAD 45,00 é caro para uma só pessoa, mas vale dividir...num dia menos gelado!!!
Place D Armes - na frente da Basília
Até ali, a Basilica apenas era uma Basílica, grandiosa sem dúvida, 
mas ainda estava por vir a melhor parte
Particularmente, o vento assopra na frente da Basílica. 
Vi as portas fechadas mas logo me aproximei e vi que as pessoas pagavam para entrar. CAD 5,00 - paguei e atravessei os portões....
Velas, altares, imagens, vitrais, luzes...uma obra de arte!
Olhem.... mas olhem bem!!!!! Tinham uns 30 desses....
Lateral da Basilica
Estilo Neogótico
Uma das mais preciosas construções religiosas do Quebec, a Basílica foi sede do 
Sua construção tem início em 1824 e durou até 1829, data de sua inauguração oficial.
No ano seguinte, a primeira igreja foi demolida para dar espaço à Place d'Armes de Montreal que conhecemos hoje, com seu monumento ao fundador de Montreal, rodeado por edifícios altos.
Durante anos, a Basílica foi uma das mais altas da América do Norte. Os dois campanários foram construídos entre 1841 e 1843. Sua altura total é de 69 m.
Em 1910, aconteceu ali o Congresso Eucarístico de Montreal. Quando em sua viagem a Montreal em 1982, o papa João Paulo II a eleva à categoria de basílica menor.
A basílica Notre-Dame foi reconhecida como um lugar histórico do Canada em 1989.










O altar magnífico, com laterais parecendo teatro, com vitros lindíssimos, efeito de luzes... detalhes intermináveis...impossível não se ajoelhar!
Detalhes do altar






A Basílica e o órgão de tubos que funciona nas misas de domingo.

CAPELA DE SACRE COEUR 

Logo atrás da Basílica, está a Capela do Sagrado Coração - (1888-1891) incendiada completamente em 1978, foi reconstruída totalmente e concluída em 1982.
Altar da Sagrada Família todo reconstruído - 
o respeito na restauração propiciou o prêmio do Governo Geral

INFORMAÇÕES
http://www.basiliquenotredame.ca/en/basilica/history.aspx


Ao sair das Igrejas, percorri todo o Oldtown e o Oldport.
A escolha de ter ido até lá, visitar o Old Town, o Old Port e também a Basílica de Notre-Dame e a Capela do Sagrado Coração, foi uma das melhores. Consegui fotografar os últimos dias de muito frio na cidade e o Rio São Lourenço ainda congelado. Os parques ainda muito vazios com apenas alguns corajosos por lá, brincando, passeando, andando de bicicleta e fazendo compras.

Naquele final de semana, a cidade ainda tinha cara de inverno. As árvores secas, sem folhas, o vento gelado, as pessoas de botas, casacos pesados e a calefação nas casas e nas lojas ainda ligadas.
Montreal recebe os ventos do polo norte que fazem da cidade, um lugar de instabilidade de temperaturas e de muito frio durante o ano todo.
Hoje, 08 de junho 2013, ainda temos dias frios e muito chuvosos. O verão chegou mas logo se foi. Dizem que quando vier, será com força. Estou esperando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário